"As pessoas só seguem aqueles que sabem para onde estão indo.
E só se sabe a rota de duas maneiras: ou já tendo passado por ela ou realizando um excelente planejamento antes de começar".
experiência de verdade
Stênio é gestor de diversos empreendimentos, é inspetor do CREA/MG, e já participou de diversos treinamentos em grandes empresas e com pessoas referências em suas áreas.
Também já passou por todos os estágios de um negócio, desde sua fundação - literalmente do zero - até atingir a venda da empresa.
Atualmente, loteamentos, condomínios residenciais e industriais, edifícios verticais, imóveis próprios e terceirizados, juntos totalizando mais de R$100.000.000,00 (cem milhões de reais) em VGV, fazem parte dos empreendimentos gerenciados por ele.
Existem sete áreas que separam um negócio amador do profissional.
Elas estão diretamente ligadas à etapa de estruturação e expansão do seu negócio, independente do setor.
É essencial uma mudança de mentalidade para encarar esta nova etapa e entender que só através do planejamento criativo você será capaz de virar essa chave e seguir crescendo de forma coordenada sem fazer que você tenha um burnout.
O foco é tornar as atividades invisíveis mais visíveis do que nunca!
Identificar como as coisas são realizadas dentro da sua empresa, qual o melhor caminho, o mais barato e o mais rápido. E principalmente desenhar otimizações dentro destes processos.
Só assim você será capaz de aumentar sua eficiência e do seu negócio.
Entender que durante uma negociação não é você contra o seu cliente, mas vocês dois contra o problema dele.
E tão importante quanto vender bem, também será necessário você conhecer o caminho do dinheiro. Desenhar seu fluxo de caixa, provisões etc. E entender que seu dinheiro vem em troca do seu tempo. Como você tem valorizado isso?
Geralmente ficamos ansiosos por começar a resolver o problema logo que ele aparece. Mas o bom gestor trava em sua agenda um tempo especial para pensar e se planejar.
Pensar é um dos trabalhos mais difíceis e não é atoa que muitos optam por deixar essa tarefa com os outros.
Somente através de um bom planejamento você será capaz de traçar a rota até seu próximo objetivo e mapear sua rotinas para atingi-lo.
Sua postura, o modo como você se comunica, seus atos. São através deles que você irá influenciar seu time e vender sua imagem ao seu cliente e seus parceiros.
Não há outra modo de ensinar que não seja pelo exemplo.
Quais causas você acredita? Como contribui como sua comunidade? Qual sua missão?
As ferramentas estão disponíveis para serem usadas. Muitas delas com versões gratuitas.
Se você ainda não as está usando, provavelmente seu concorrente já está.
Saber se relacionar com a tecnologia proporciona aumento de velocidade e transparência nas informações. Muitas delas colaboram para o profissionalismo do seu negócio.
Saber se comunicar de maneira simples e eficiente transforma o relacionamento com todos a sua volta.
Lembre-se que você é o responsável por 100% do que diz e corresponsável por aquilo que os outros entenderam.
Somente através da comunicação é que você será capaz de transmitir as ideias que estão dentro da sua cabeça e influenciar de verdade.
Quais são as cores que representam sua solução?
Aquilo que é belo, encanta! E por isso é necessário que sua marca seja forte e reconhecida.
É através dela que seus clientes se identificarão com você e serão reconhecidos.
Engajar campanhas relacionadas ao seu propósito e papel na comunidade ajudarão neste processo.
"As pessoas só seguem aqueles que sabem para onde estão indo.
E só se sabe a rota de duas maneiras: ou já tendo passado por ela ou realizando um excelente planejamento antes de começar".
planejamento criativo
O empreendedor é movido por ideias, mas só é pago quando consegue executá-las e gerar valor com elas.
Dessa forma, o foco nos primeiros anos do negócio é criar nossa primeira cartela de clientes para validar nossa solução e colocar o negócio para girar.
O foco no início do seu negócio está 100% no produto ou serviço.
Com o passar dos primeiros anos, o divisor de águas é quando o empreendedor entende que uma vez que seu produto já está no mercado, agora passa a ser a hora de olhar para dentro seu negócio.
Nessa hora conhecemos as atividade invisíveis (aquelas que só aparecem quando as deixamos de lado por muito tempo).
Separe 5 minutos e responda as seguinte perguntas.
Há muitos donos de negócio que vão olhar para essa lista e pensar: "Não tenho tempo para gastar pensando nisso."
E te digo que pensar é o trabalho mais difícil dentro de qualquer negócio. Pois quem pensa precisa decidir. E não são todos que querem essa responsabilidade. É mais fácil focar somente no produto ou serviço e seguir assim... até ganhar um burnout.
Nos primeiros anos de qualquer negócio, é esperado que o dono ou dona da ideia seja a pessoa que irá transformá-la em realidade.
É aí que se inicia a jornada do funcionário mais mal pago que possa existir. O idealizador trabalha muito mais que 40 horas por semana e recebe muito menos do que deveria.
Mas aqueles quem pensam, planejam, estruturam seus processos, definem suas rotinas, implementam e incorporam ferramentas, comunicam de forma eficiente... estes sim estarão se preparando para dar o próximo passo e sair da estatística.
Nesta palestra eu conto um pouco da minha história e como respondi a todas essas perguntas durante minha trajetória na Prisma, desde sua fundação até a venda da empresa.